9.10.09

Design brasileiro Made in China

\ Desde que exportamos o Guilherme Xa.. er, digo, o designer Bruno Porto para a China, imaginamos que algo assim pudesse acontecer. Mas os tempos eram outros, mais ingênuos, tempos de novelas do Miguel Falabela com música em chinês (?) de Ney Matogrosso, e do pico de vendas dos pendrives em forma de penduricallhos.

Pela primeira vez na história do Design tupiniquim teremos uma bienal de Design Gráfico promovida pela ADG acontecendo não em São Paulo, mas em... Xangai! O evento antecederá o Congresso Mundial do Icograda (o Conselho Internacional de Associações de Design Gráfico), sediado este ano em Pequim. Saibam mais no release abaixo.

Em Outubro, a ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos e o Consulado-Geral do Brasil em Xangai levarão pela primeira vez à Ásia a mostra Bienal Brasileira de Design Gráfico.

A 9ª edição do maior evento de design da América do Sul apresenta 283 projetos criados nos últimos anos por uma ampla gama de profissionais Brasileiros – das grandes agências a designers recém-formados. Selecionados por alguns dos profissionais e acadêmicos mais respeitados do país, os projetos foram divididos em 9 categorias criadas pela curadora Cecilia Consolo, que fará a palestra de abertura no Raffles Design Institute de Xangai em 14 de Outubro, às 18h.

A 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico irá integrar a 2009 Shanghai International Creative Industry Week que acontece de 15 a 21 de Outubro e espera receber cerca de 200.000 visitantes. Este evento anual conta tradicionalmente com a presença de países como Holanda, Dinamarca, Japão, Austrália e Alemanha, com suas mostras de design, publicidade, arquitetura, mobiliário e moda, e rodadas de negócios entre o empresariado chinês e fornecedores estrangeiros. A Bienal contará com visitas guiadas em Chinês, Inglês e Português e uma série de palestras gratuitas para apresentar o design gráfico brasileiro. Entre os palestrantes, o editor da Taschen Books Julius Wiedemann, o professor da USP Luli Radfahrer, o tipógrafo Luciano Cardinali e o designer gráfico Bruno Porto.

A mostra prossegue a Pequim, onde fará parte da programação de exposições do Congresso Mundial do Icograda, o Conselho Internacional de Associações de Design Gráfico. O congresso será realizado na Academia de Belas Artes da China entre 24 e 30 de Outubro, reunindo mais de 100 palestrantes de 20 nacionalidades diferentes e cerca de 2.000 designers do mundo todo. Entre os palestrantes, destacam-se o norteamericano Sol Sender, responsável pela campanha de Barack Obama, o veterano argentino Ronald Shakespear e o premiado designer paulista Kiko Farkas, autor da Marca Brasil. Entre as exposições do Congresso destaca-se também a mostra itinerante Dingbats Brasil – que já esteve no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Florianópolis, Bogotá, Mérida e Xangai – apresentando um panorama da produção de alfabetos pictóricos que resgatam e registram aspectos da cultura Brasileira – música, religião, arte, esporte, culinária e o próprio design – em "fontes ilustradas" de variados estilos e linguagens. Em Pequim, serão apresentados também os resultados do workshop Brazilian Chinese Hybrid Design, que será realizado por estudantes chineses e designers brasileiros em Xangai, misturando elementos visuais de ambas as culturas.

9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico na China
2009 Shanghai International Creative Industry Week
15 a 21 de Outubro de 2009, das 9h às 17h30800
Changde Road, Building 3

Icograda World Design Congress - Beijing
24 a 30 de Outubro de 2009, das 8h às 19h
CAFA - Central Academy of Fine Arts
4th Floor Gallery, Building 7

\ Sim, meus caros. O Brasil agora exporta designers e também soluções em Design gráfico para a China. Em breve veremos esses projetos voltando — plagiados em embalagens de eletrônicos de qualidade duvidosa e em marcas de pastelarias e restaurantes orientais que vendem yakisoba rosa.

Nada me tira da cabeça que, de certo modo, isso seria uma justa retribuição por aquela marca da Logomídia/Maxmídia com o dragão. Aliás, percebo que nossos leitores/comentaristas são verdadeiros profetas do apocalipse em potencial (e viva a "regularização do Desing" [sic, sic]).

23 comentários:

Ricardo Artur disse...

Tudo bem que meus posts são longos, mas esse aqui... putz, é um testamento!

Dá-lhe Bruno Xavier! Quer dizer, Guilherme Porto! Quer dizer... sei lá, com certeza tem mais uma novela envolvida nessa história: O Clone.

Bom, se o design brasileiro pegar, espero que as pastelarias assimilem e não vejamos mais LanchXingLongonets por aí...

Dinnaps disse...

\ Espero que as pastelarias trabalhem com Naming também, se forem seguir a linha de raciocínio do R-A...

Ricardo Artur disse...

Aliás, para quem não entendeu o que estou falando, pode consultar nossos arquivos:
http://designersjusticeiros.blogspot.com/2007/10/curitiba-fluncia-na-leitura.html

Guix disse...

Segundo dizem, Guilherme Xavier agora está mais parecido com Filipe Rangel, só que desencaracolado...

Dinnaps disse...

\ Há quem diga também que o tal Guilherme mudou completamente, operado por engano após subir num ônibus errado em Marrocos...

Mas esse povo é muito falador e mentiroso.

Guix disse...

\ Há quem diga que não se pode fiar na opinião pública ou falta de. :)

Daniel Borges disse...

Outro dia vi um cara igual ao Guilherme Xavier por aqui. Estava em uma bicicleta e com capacete andando pela calçada aqui perto de casa, com aquele bigode e cavanhaque típicos do povo de Cantagalo.

Dinnaps disse...

\ Sim, sim. Esta postagem só vem a corroborar a tese de que eles estão em todos os lugares. Mesmo na China, eles estão lá, marcando presença. Fica até difícil saber se você está falando com o Guilherme Xavier (ou Bruno Porto) certo.

Até isso os filhos de Cantagalo têm em comum com os chineses: é impossível diferenciar um do outro! Para nós, ocidentais, todos se parecem ou com o Guilherme Porto ou com o Bruno Xavier.

Ricardo Artur disse...

Guilherme Xavier de bicicleta? Não, não devia ser ele!
Poxa isso aqui até parece saga da Marvel onde uma turminha de sósias do barulho aparecem em lugares simultaneos, passam por diversas aventuras e criam muita confusão.

Dinnaps disse...

\ A área de comentários desta postagem é nosso parquinho particular. Já repararam que só a gente comentou (e a inutilidade dos comentários)?

Ou seja, RESERVADA APENAS PARA DJs. SEM PIADA INTERNA NÃO ENTRA!

A direção.

Gabriel Cruz disse...

@dinnaps
Assim você espanta os fregueses...

Dinnaps disse...

\ O que eu quero saber é se eles vão pedir alguma coisa...

Guix disse...

Guilherme Xavier é uma espécie de Dr. Manhatan... Tão onipresente quanto, só que menos azul e ligeiramente mais bem dotado.

Dinnaps disse...

\ Veja bem, ele foi comparado a um chinês. Nesse caso, é bem o oposto do Dr. Manhattan...

Mas se é menos azul, pode ser também uma espécie de smurf...

Ricardo Artur disse...

Falando nisso, já pensaram se o Peter Jackson resolve filmar um Live Action dos Smurfs?

Dinnaps disse...

\ De todos os comentários sem-noção que já fizemos nesse blog, esse, COM CERTEZA, foi o pior.

Parabéns!

Dinnaps disse...

\ Seria ÉPICO!

(respondendo ao RA, antes que ele ache que foi perseguição minha o comentário anterior...)

Ricardo Artur disse...

Obrigado. Estou tentando me superar! Essa foi a coisa mais esdrúxula que pensei em postar no momento.

Mas, se já imaginou com o Peter Jackson dirigindo, agora imagine com o Tim Burton!

Em tempo: o filme do James Cameron, Avatar, já tá cheio de gente azul andando por aí...

Guix disse...

Azul é o novo preto. :)

Se smurfs fosse filmado por Tim Burton seriam 100 gargamels fugindo de um smurf gigante com cabeça de abóbora e a marca Smusrf teria o s e o f cheios de caracóis.

Se smurfs fosse filmado por Peter Jackson o Gargamel seria o Ian MacLeen e a smurfet seria a Naomi Watts. Ou a Kate Blanchet. Ou o Orlando Bloom.

Guix disse...

Em tempo: assistam Distrito Nove. Vale cada vômito. :)

Dinnaps disse...

\ Azul é o novo pretinho básico.

Anônimo disse...

Por falar em design MADE IN BRAZIL, a caixinha do Nutryorac ta sendo sucesso em todo lugar.
A designer que projetou tal embalagem ganhou o mundo sem sair de casa

Dinnaps disse...

\ ENFIM um comentário sério em meio a tanta besteira que escrevemos por aqui. Obrigado, anônimo!

E eu que achava que a versão antiga desse site já tinha ido para a conchinchina. Visitem-nos em www.designersjusticeiros.com.br
e peçam o brinde grátis.