22.9.09

Design de formatura?

Não é mais novidade e não sei porque continuamos nos surpreendendo. Mas não é que as pessoas continuam inventando ao colocar a bendita palavra "design" em qualquer lugar, para qualquer ocasião.

Estava acompanhando uma aula, quando uma aluna mostrou-me o seguinte cartão mica:






A empresa já existe há algum tempo, mas ainda assim vale menção em nosso digníssimo blog. Além do nome que não diz muita coisa (afinal, o que faz um designer de formaturas?), a marca também é sofrível, possui um símbolo frágil e um logotipo que não diz nada a respeito de seu ramo de atividades.
A mica em si também é digna de uma análise, pois entra em contradição na sua comunicação, utilizando todos os lugares comuns possíveis: a beca, os livros (todos iguais), o globo (quem usa globo hoje em dia?) e as anotações da "Matéria da prova" (que não se deram nem ao trabalho de simular anotações de uma disciplina). Por outro lado a descontração simbolizada pela imagem de fundo, pela repetição do despertador como símbolo para o ato de acordar cedo e pelo All Star, cuja presença não parece muito justificada.Entre o tradicional e o descontraído, não fica clara qual a postura da empresa, que pela marca também não resolve o dilema.
Conclusão: o serviço prestado deve ser (e é, minha irmã se formou com a empresa) exatamente como a mica e a identidade visual, em que se propõe o não-lugar da cerimônia "cult-descontraída", normalmente sacal pois se mantém a cerimônia, para todos os efeitos, com hino nacional, juramento, homenagens, etc. mas adiciona-se também enfeites ridículos, cornetas, cartazes e músicas cafonas, com a intenção de descontrair um pouco. O resultado obtido continua sendo um ritual demorado no qual se tenta, mas não se consegue, fazer um pouco de graça.

O pior é que isso não é a excessão, mas a regra. No fim gasta-se dinheiro, tempo e paciência enquanto apenas aqueles com deveres de comparecer, sejam amigos próximos ou parentes, se esforçam para sobreviver.

Fica a pergunta: o design neste caso deveria ser um diferencial?
Só se for que nem tatuagem, para ficar diferente igual a todo mundo.

Já vimos design de voz, agora de formaturas, qual será o próximo? Cada vez mais, All is Design!

14 comentários:

Ricardo Artur disse...

Em tempo: nada contra as tatuagens. Mas não suporto a idéia das pessoas que acham que precisam de uma tatuagem para serm diferentes.

Guix disse...

É... Já dizia Otl Aicher: o mundo é design!

Diferente hoje em dia é tomar Mineirinho Light escondido.

Dinnaps disse...

\ Mineirinho light dá barato! Todo mundo sabe disso.

Ricardo Artur disse...

Deve ser a combinação explosiva entre tamarindo e aspartame! Pior que Coca light e Menthos!

Eschenazi disse...

Putz!!!

Minha mulher é professora na UNIGRANRIO. Uma das turmas dela se formou e resolveu fazer o convite com esses caras. Quando abriram na parte central do convite, uma surpresa: a galera tava toda com "4 olhos" e "2 bocas", fruto de uma infeliz impressão fora de registro!!! Teve aluno processando essa empresa....

Mas, cá entre nó: que ficou engraçado, ficou!!!

ONBUDSMAN disse...

O único "barato" que mineirinho LIGHT dá é uma p*ta crise de tosse...

Eschenazi disse...

"Já vimos design de voz, agora de formaturas, qual será o próximo?"

R.: Meta-design?

Ricardo Artur disse...

Talvez Design de Pelos seja uma.
Ou quem sabe Design de saúde?
Ou ainda Design de relacionamentos?

Acho melhor parar de dar idéias, vai que isso pega!

Fabio Lopez disse...

e que tal design de sobrancelhas?

http://bit.ly/3M83In

abs :)
Fabio Lopez

Dinnaps disse...

\ Essa é velha, nós já discutimos antes, Fabio. Inclusive é Design de SoMbrancelhas [sic.], na maioria desses lugares... rs

Dinnaps disse...

\ OK, a temática é velha, mas vale à pena ler o texto do Fabio no link acima. Apesar de ser triste termos que lidar com isso, a diversão é garantida.

Ricardo Artur disse...

Ai ai, o texto é realmente divertido.
Fiquei imaginando como seria o briefing! Imagina, depois de uma longa reunião a designer de soMbrancelhas virar e falar: "Concluímos que na verdade não é apenas a sombrancelha que precisa de um redesign, por isso vamos propor todo um reposicionamento da sua pessoa a partir de uma nova formatação do seu rosto. Ah, recomendamos também um novo layout para os pêlos da orelha"

Eschenazi disse...

Não sei se vcs já repararam, mas existe o designer de "pelos pubianos" (pra não dizer PENTELHO, né...), vide revistas masculinas por aí...

Dinnaps disse...

\ Sim, sim, Eschenazi. A "depilação brasileira" já ganhou fama e reconhecimento internacional, chegando a faturar vários prêmios iF e do salão de Milão.

E não existe apenas a possibilidade de Design de pelos pubianos. É como eu sempre digo, o buraco é sempre mais embaixo...

(e o Buttman acabou de ser alçado ao patamar de designer visionário da sessão adulta da locadora.)