Estava acompanhando uma aula, quando uma aluna mostrou-me o seguinte cartão mica:
A empresa já existe há algum tempo, mas ainda assim vale menção em nosso digníssimo blog. Além do nome que não diz muita coisa (afinal, o que faz um designer de formaturas?), a marca também é sofrível, possui um símbolo frágil e um logotipo que não diz nada a respeito de seu ramo de atividades.
A mica em si também é digna de uma análise, pois entra em contradição na sua comunicação, utilizando todos os lugares comuns possíveis: a beca, os livros (todos iguais), o globo (quem usa globo hoje em dia?) e as anotações da "Matéria da prova" (que não se deram nem ao trabalho de simular anotações de uma disciplina). Por outro lado a descontração simbolizada pela imagem de fundo, pela repetição do despertador como símbolo para o ato de acordar cedo e pelo All Star, cuja presença não parece muito justificada.Entre o tradicional e o descontraído, não fica clara qual a postura da empresa, que pela marca também não resolve o dilema.
Conclusão: o serviço prestado deve ser (e é, minha irmã se formou com a empresa) exatamente como a mica e a identidade visual, em que se propõe o não-lugar da cerimônia "cult-descontraída", normalmente sacal pois se mantém a cerimônia, para todos os efeitos, com hino nacional, juramento, homenagens, etc. mas adiciona-se também enfeites ridículos, cornetas, cartazes e músicas cafonas, com a intenção de descontrair um pouco. O resultado obtido continua sendo um ritual demorado no qual se tenta, mas não se consegue, fazer um pouco de graça.
O pior é que isso não é a excessão, mas a regra. No fim gasta-se dinheiro, tempo e paciência enquanto apenas aqueles com deveres de comparecer, sejam amigos próximos ou parentes, se esforçam para sobreviver.
Fica a pergunta: o design neste caso deveria ser um diferencial?
Só se for que nem tatuagem, para ficar diferente igual a todo mundo.
Já vimos design de voz, agora de formaturas, qual será o próximo? Cada vez mais, All is Design!
A mica em si também é digna de uma análise, pois entra em contradição na sua comunicação, utilizando todos os lugares comuns possíveis: a beca, os livros (todos iguais), o globo (quem usa globo hoje em dia?) e as anotações da "Matéria da prova" (que não se deram nem ao trabalho de simular anotações de uma disciplina). Por outro lado a descontração simbolizada pela imagem de fundo, pela repetição do despertador como símbolo para o ato de acordar cedo e pelo All Star, cuja presença não parece muito justificada.Entre o tradicional e o descontraído, não fica clara qual a postura da empresa, que pela marca também não resolve o dilema.
Conclusão: o serviço prestado deve ser (e é, minha irmã se formou com a empresa) exatamente como a mica e a identidade visual, em que se propõe o não-lugar da cerimônia "cult-descontraída", normalmente sacal pois se mantém a cerimônia, para todos os efeitos, com hino nacional, juramento, homenagens, etc. mas adiciona-se também enfeites ridículos, cornetas, cartazes e músicas cafonas, com a intenção de descontrair um pouco. O resultado obtido continua sendo um ritual demorado no qual se tenta, mas não se consegue, fazer um pouco de graça.
O pior é que isso não é a excessão, mas a regra. No fim gasta-se dinheiro, tempo e paciência enquanto apenas aqueles com deveres de comparecer, sejam amigos próximos ou parentes, se esforçam para sobreviver.
Fica a pergunta: o design neste caso deveria ser um diferencial?
Só se for que nem tatuagem, para ficar diferente igual a todo mundo.
Já vimos design de voz, agora de formaturas, qual será o próximo? Cada vez mais, All is Design!
14 comentários:
Em tempo: nada contra as tatuagens. Mas não suporto a idéia das pessoas que acham que precisam de uma tatuagem para serm diferentes.
É... Já dizia Otl Aicher: o mundo é design!
Diferente hoje em dia é tomar Mineirinho Light escondido.
\ Mineirinho light dá barato! Todo mundo sabe disso.
Deve ser a combinação explosiva entre tamarindo e aspartame! Pior que Coca light e Menthos!
Putz!!!
Minha mulher é professora na UNIGRANRIO. Uma das turmas dela se formou e resolveu fazer o convite com esses caras. Quando abriram na parte central do convite, uma surpresa: a galera tava toda com "4 olhos" e "2 bocas", fruto de uma infeliz impressão fora de registro!!! Teve aluno processando essa empresa....
Mas, cá entre nó: que ficou engraçado, ficou!!!
O único "barato" que mineirinho LIGHT dá é uma p*ta crise de tosse...
"Já vimos design de voz, agora de formaturas, qual será o próximo?"
R.: Meta-design?
Talvez Design de Pelos seja uma.
Ou quem sabe Design de saúde?
Ou ainda Design de relacionamentos?
Acho melhor parar de dar idéias, vai que isso pega!
e que tal design de sobrancelhas?
http://bit.ly/3M83In
abs :)
Fabio Lopez
\ Essa é velha, nós já discutimos antes, Fabio. Inclusive é Design de SoMbrancelhas [sic.], na maioria desses lugares... rs
\ OK, a temática é velha, mas vale à pena ler o texto do Fabio no link acima. Apesar de ser triste termos que lidar com isso, a diversão é garantida.
Ai ai, o texto é realmente divertido.
Fiquei imaginando como seria o briefing! Imagina, depois de uma longa reunião a designer de soMbrancelhas virar e falar: "Concluímos que na verdade não é apenas a sombrancelha que precisa de um redesign, por isso vamos propor todo um reposicionamento da sua pessoa a partir de uma nova formatação do seu rosto. Ah, recomendamos também um novo layout para os pêlos da orelha"
Não sei se vcs já repararam, mas existe o designer de "pelos pubianos" (pra não dizer PENTELHO, né...), vide revistas masculinas por aí...
\ Sim, sim, Eschenazi. A "depilação brasileira" já ganhou fama e reconhecimento internacional, chegando a faturar vários prêmios iF e do salão de Milão.
E não existe apenas a possibilidade de Design de pelos pubianos. É como eu sempre digo, o buraco é sempre mais embaixo...
(e o Buttman acabou de ser alçado ao patamar de designer visionário da sessão adulta da locadora.)
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