19.10.07

Curitiba: o Design Brasileiro é pastiche? v.2.0

Mais de Curitiba.
Estávamos eu e Gabiru, praticamente um mascote dos DJ's, quando adentramos em um Mercadorama, que é uma rede de supermercados local.
Eis que nos deparamos com isso:


Como criar um misto de Cadeira Formiga e Series 7 e banquinho de bar? Tá aí a resposta.
Para quem não conhece o referente, vejam a cadeira Series 7, do designer Arne Jacobsen.
Leia mais aqui. (in engrish)

Detalhe: notem as cadeiras da mesinha. É o mesmo design, mas com pernas diferentes!!

Series 7:

Arne Jacobsen Series 7 Chair

Ant Chair:



Arne Jacobsen The Ant Chair

E afinal de contas...

O Design Brasileiro é pastiche?

3 comentários:

Kath disse...

Para fins ufanistas, vamos dizer que é sincretismo.

Daniel Borges disse...

A Kath apresentou uma visão muito interessante ao falar em ufanismo. Acho que a questão não é necessariamente a busca por uma identidade, que talvez nem exista, mas sim procurar tratar o design como um processo criativo, e não "copiativo". Acho que se existe uma culpa para, ou pelo menos parte de uma, ela está na falta geral de cultura que a sociedade brasileira possui e uma certa consciência de que tudo isso simplesmente não é importante para o desenvolvimento pessoal e mesmo nacional. Somos parte de uma sociedade de "gente que faz", e nos enchemos de orgulho de falar isso. Privilegiamos quem faz, seja lá de que maneira for, e diminuímso o valor do conhecimento. A "experiência" prevalece ao conhecimento, e com isso perdemos a oportunidade de "surfar" nos mares da sociedade da informação enquanto vemos países como a Coréia do Sul nos ultrapassar em velocidade supersônica. O imediatismo do "fazer" acaba sendo parceiro da cópia, ou da "inspiração" calhorda que contamina e corróio nossa profissão.

Cadeira e Mesa disse...

Muito bacana a busca pela Art e Design,as Cadeiras são peças unicas que conseguem passar a imagem de tempo e estilo de uma sociedade,no passado elas eram peças exclusivas uasadas pela burguesia em SP,exeistem Artificies especializados em Cadeiras e Poltronas sob encomenda,O Artificie Américo Neves atua a 43 anos em SP,executa replicas de estilo,releitura e reedição de moveis assinados visite nossa home page mais de 1001 modelos.

http://www.americonevescadeiras.com.br / http://www.americoneves.com