24.1.07

O enigma do pão de queijo

Não poderia deixar de resgatar um dos casos mais peculiares de 2006.
No ano de 2006, como muitos sabem, ocorreu o 7 º P&D, Congresso Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, que aconteceu em Curitiba.
Ao longo da estadua na cidade inúmeras situações ocorreram e diversos exemplares de design e arquitetura foram observados ( imaginem como é andar numa outra cidade com um pelotão de designers cariocas!!)
Entre os diversos fenômenos de idedntidade visual destaco este pequeno caso, que despertou a dúvida de todos os passageiros do ônibus fretado pela PUC-Rio.

No Centro da cidade de Curitiba podemos encontrar esta singela casa de sucos e pastelaria, e que sabe-se lá por que cargas d´água tem o nome de Pão de Queijo Master. Afinal, por que uma casa de sucos e pastelaria não se chama Sucos Master ou então Pastelaria Master?
Bem.. além deste primeiro equívoco, há ainda o mistério a ser desevendado. O que o micreiro, ou sobrinho, ou aspirante a designer quis representar? Seria aquela massa disforme um pão de queijo??
Vemos ao lado que a forma do pão de queijo lembra uma esfera e não uma massa disforme regular na base e completamente torta em cima.
Depois de muito discutirmos, utilizando todo um repertório teórico que os designers possuem, não fomos capazes de desvendar o que realmente aquele desenho quer representar: alguns dizem que se trata de um panetone, outros que é um chapéu de cozinheiro, mas o bem da verdade é que ninguem sabe ao certo o que se pretendia com esta forma tão inusitada.
Particularmente eu concordo com a teoria proposta por Guix, o Xavier, de que se trata nada mais nada menos de um Muffin.

Caso encerrado?

12 comentários:

Anônimo disse...

antes de mais nada considerei interessante a solução escolhida para mostrar o quão ecléticas são as opções de comida que o lugar oferece.

Quanto ao mistério do desenho... eu tenho minhas dúvidas. Acredito se tratar de uma empadinha!!! até pq assim a unidade entre os elementos é o fato que são salgados!! o Muffin é doce e assim ficaria muito diferente.

Anônimo disse...

Não me preocupou tanto a qualidade da solução, mas como ela foi empregada. Afinal, a imagem não reflete a característica do empreendimento, ou o contrário. Trata-se de um problema de interpretação que invalidade de cara a solução. Um problema de comunicação visual clássico.

Guix disse...

Concordo e acrescento: muffin é um estrangeirismo indevido e ortodoxamente doce. Só falta ser deglutido com geléia de mapple! Aonde vamos parar?

Anônimo disse...

Mas se formos pensar, "designer" também é estrangeirismo.

Anônimo disse...

Ei, pão-de-queijo pode sim ter esse formato! É quando usam uma fôrminha (tem acento?) ao invés de fazer uma bolinha com a mão. Sério mesmo, vendem assim lá no trabalho...

Ricardo Artur disse...

O quêeeeeeeeee?
Esta tal pós-modernidade agora abusou!!Pão de queijo na forminha?
Com sangue mineiro correndo em minhas veias me recuso a acreditar que utilizem formas para fazer pão de queijo. Está errado!!!! Meu Deus, a que ponto chegamos??? O que vêm depois? Goiabada no palito?

Anônimo disse...

Quando eu parar de rir respondo!

Marcola

Kath disse...

Eu, enquanto profissional, advirto que "forminha" não é acentuada. O acento cincunflexo é um sinal tônico e o vocábulo em questão não é proparoxítono.
Agora, enquanto pessoa, tô rindo pra kct.

Anônimo disse...

vcs saõ assim buurros?

tem titicda na cabeça pra poder usar de frases dev efeito elocubrações esdruxulas pra falar de uma coisa que não tem ideia ..
Pleo amor de deus amigos catedraticos venha comer um pão de queijo..
paulistibano@hotmail.com

falam demais vcs eim pelamordedeus

as estrelas moram na escuridão disse...

sobre a forminha: na verdade é uma forma grande com vários espaços para que a massa seja despejada (é uma massa mole, pasmem, não faço idéia o que vai na dita cuja, mas acredito que o queijo passa longe! a estagiária sempre comprava esse pão de queijo e " cueca-virada", outra iguaria muito vendida nesse lugar aí e nem tá na placa. realmente o pão de queijo deles parece com esse desenho deformado de um chapéu de cozinheiro (que também foi o que me veio à cabeça quando vi) e é muito ruim, tem gosto de OVO! mas o detalhe: 12 unidades = R$1,50

Marcela disse...

meu...eu moro em curitiba, do lado do meu trabalho tem zilhoes dessa casa do pao de queijo. sinceramente nunca achei estranho pq eh exatamente a forma do pao de queijo que eles vendem.
entao a analise de vcs ficou meio restrita ao conceito de pao de queijo que VOCEs têm. Nao vou dizer que a logo esta otima hauahuahau mas o formato condiz com o produto deles.

Anônimo disse...

Se chama pão de queijo Master, pq o forte deles é o Pão de queijo!!!
Acho que vc não deve ter pesquisado né! ;)