22.10.09

Começa HOJE! Foi dada a largada no Dia Internacional da Animação no Rio de Janeiro

\ Começam hoje, no Rio de Janeiro, as comemorações do Dia Internacional da Animação. Antecipando a data da celebração (28 de outubro), nesta quinta-feira teremos as sessões especiais para deficientes visuais, no Instituto Benjamin Constant, na Urca.

Instituto Benjamin Constant
Av. Pasteur, n° 350/368 - Urca
Rio de janeiro

O público nesta data será formado pelos deficientes audiovisuais do próprio instituto: desde crianças até idosos. Também foram convidadas outras escolas e o SESC-RJ. A sessão é aberta, com entrada franca e a sala tem capacidade para 220 pessoas. As mostras são específicas; diferentes da sessão oficial do DIA.



Dia Internacional da Animação 2009 (Thomas Larson, 2009).

Estará presente nas sessões o cineasta de animação e organizador do evento no Rio de Janeiro Marcelo Marão, que apresentará os curtas e os debaterá com a platéia. Um dos curtas animados selecionados para a sessão infantil é de autoria do próprio Marão (Seu dente e meu bico, projeto selecionado pelo edital Curta Criança: Animação), que se diz ansioso para descobrir como foi feita a adaptação da obra e acompanhar a recepção do público.

Além do debate, Marão tentará desenhar para os deficientes visuais após a sessão. "Ainda não sei como; estamos tentando descobrir um modo de fazer caricaturas do público em alto relevo". Sem dúvida, um excelente começo para uma semana que promete ser bastante animada. 

Útimas atualizações:
A exibição da sessão infantil com videodescrição que ocorreu hoje no Instituto Benjamim Constant foi um sucesso. Além dos filmes e dos comentários, Marão fez caricaturas das crianças em relevo, com cola colorida, permitindo assim que elas visualizassem os desenhos. Depois de algum tempo, todos se animaram e começaram a fazer seus próprios desenhos. Foi uma experiência interessantíssima, de deixar mais leve qualquer coração.

E as comemorações do Dia Internacional da Animação continuam. Saiba mais em http://abca.org.br/dia/.

E essa postagem já caducou!

3 comentários:

Dinnaps disse...

\ A vinheta deste ano (adoro!) é do Thomas Larson, designer e animador de Ribeirão Preto. Fiz um workshop com ele nos idos de 2002, num N Design em Bauru.

Também comi um bauru em Bauru. Mas confesso que o bauru na Cinelândia é muito mais gostoso.

Guix disse...

Suponho que os cinemas de Bauru sejam melhores que os da Cinelândia para manter o universo nos eixos...

Dinnaps disse...

\ Não, não são.

Nem os baurus de Bauru são melhores que os da Cinelândia...