7.12.07

Nos arquivos do Design * (parte 1)

Um dos mais recentes objetos de desejo que se tem falado por aí é o iPhone.

A chance telefonica que você tem para dizer que possui um Apple já levantou uma série de discussões e polêmicas como o caso do bloqueio com a AT&T ou a pouca duração de bateria, mas mesmo assim continua sendo um sonho de consumo para muitos. Pois afinal de contas, o visual dele realmente agrada ao usuário. (assim como as mais recentes máquinas da Apple e o grande sucesso do iPod).

Mesmo com esse frisson, acredito que a tecnologia do iPhone ainda tem muito a evoluir (pelo menos uma bateria mais durável seria ótimo).

Mas uma das coisas que a Apple sabe fazer é um objeto esteticamente agradável. E é impressionante notar como ela "dita" a moda e acompanha os gostos da época.

Nos anos 70-80 começou a ser muito comum adaptar aparelhos telefônicos a personagens. assim nas casas norte-americanas (visto que para ter telefone no Brasil era um suplício) era comum você atender um telefone no formato de Mickey Mouse ou algum outro personagem.

E a Apple na época não estava de fora. A fábrica de computadores, muito antes do iPhone já pensava em seu império e em partir para outras tecnologias além de computadores. Você pode encontrar nas patentes americanas um projeto de um telefone da Apple. Eis aí o desenho deste "primeiro iPhone".


Pode parecer risível, mas pensem bem, eram os anos 80! Se a Apple já tivesse o sucesso que tem hoje, com certeza isso ia vender como água. Aliás, não duvido que venderia HOJE!!!

2 comentários:

Daniel Borges disse...

Ergonomicamente é meio tosco...

Kath disse...

Só a Apple para produzir algo assim. A Microsoft teria que colocar botoões extras, Control, Alt e Del.