3.11.07

Levantamento sobre o mercado da Web

Aos Webdesigners e profissionais que atuam na área de Internet deixo aqui a dica para visitarem o site A List Apart. Além de oferecerem excelentes artigos sobre programação, design e texto (pasmem!!), na edição mais recente anunciaram os resultados de um levantamento feito sobre o mercado em 2007 com profissionais de diversas áreas nos Estados Unidos e Europa, apresentando dados relevantes sobre quem são, quanto ganham, níveis de formação, etnia (americano adora isso!), sexo, se possuem blog/site ou não, etc.
Há sempre o problema de tomarmos uma realidade econômica diferente da que vivemos no Brasil, mas temos, por outro
lado, um panorama interessante sobre como funciona o mercado lá fora.
Um dado que me impressionou foi a falta de mulheres envolvidas neste mercado: 82,2% dos que responderam se declararam do sexo masculino, 16,1% do sexo feminino e 1,1% não responderam.
Dentro disso um dado que não me impressionou: o enquadramento profissional mais equilibrado foi o de editor/escritor que conta com 41,6% de mulheres e 58,4% de homens.
Outro dado curioso é que os Designers foram os que mais consideraram a importância da educação para atuar na profissão (69% consideram a educação importante), enquanto no fim da lista temos os editores/escritores, cuja maioria não considera importante (apenas 21,3% consideram a educação importante).
Outro dado que não surpreende foi que os "asiáticos" e "hispânicos" ganham menos que brancos e negros, numa amostragem geral para os que trabalham em período integral.
Bom, os dados estão no relatório, e quem quiser ler é só clicar aqui. Informe-se, divirta-se!

Nenhum comentário: