\ Notícia de última hora: O curta-metragem de animação francês Logorama acaba de ser premiado com o Oscar de melhor curta de Animação de 2009, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Para aqueles que ainda não conheciam ou que dependiam da transmissão do Oscar em TV aberta e não assistiram aos prêmios de Animação (já que a Rede Globo comprou os direitos de transmissão, mas preferiu insistir nos equívocos que são o Fantástico e o BBB), Logorama é uma obra animada já considerada a queridinha dos designers que trabalham com identidades visuais, branding, naming e outros anglicismos novos que estejam em moda atualmente.
Realizado em 3D, empregando marcas, logotipos e mascotes de produtos e multinacionais presentes em nosso dia-a-dia, o curta de ação segue o ritmos dos atuais blockbusters policiais. Quando um enfurecido Ronald McDonald escapa de uma perseguição policial e faz reféns os frequentadores de uma lanchonete de posto de gasolina, cabe ao xerife Monsieur Bibendum (a mascote da Michelin) e sua força policial lidar com os criminosos. Numa cidade onde os símbolos são prédios, veículos e utensílios e as mascotes povoam as ruas, é inevitável a diversão de tentar reconhecer o maior número possível de marcas. Dos coqueiros da Malibu (saudosa dos tempos dos churrascos no colégio), aos bonecos da Bic em uma excursão escolar, passando por M&M's, Red Indians, os bigodudos da Pringles e o revólver policial 007, são exibidas na tela mais de duas mil marcas no total. Praticamente todos os elementos cênicos remetem a alguma companhia conhecida. Destaque especial para o passeio no Zoológico, onde podem ser idenficadas as marcas dos cigarros Camel, Alligator, Puma, o leão-símbolo dos estúdios MGM e tantas outras.
O curta de 17 minutos de duração é uma produção do Coletivo H5, dirigido pelo cineasta argentino Nicolas Schmerkin e com apoio do Canal +. Entre o esboço inicial da ideia e o lançamento foram necessários cerca de 6 anos para a sua realização, recompensados com inúmeros prêmios como o de melhor curta-metragem no Festival Internacional de Cinema de Cannes, em 2009. Hoje a obra realizou mais um feito, ao desbancar concorrentes de peso como o elogiadíssimo espanhol La dama y la muerte (coproduzido por Antonio Banderas), o divertido (também francês) French roast e o inglês A Matter of Loaf and Death, da potência da claymation Aardman, protagonizado pelos carismáticos Wallace e Gromit.
Lanço aqui o desafio: o leitor que conseguir identificar mais marcas e mascotes terá seu nome imortalizado em uma próxima postagem dos Designers Justiceiros. O prazo termina termina nessa sexta-feira, dia 12. Portanto corram.
Só não vale falar em logomarca que eu desclassifico no ato!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Adorei o desafio, mas eu já tenho meu nome imortalizado aqui... hehehe. =P
\ Não seja por isso. Posso deletar...
muito legal!!! mas a partir do 5o segundo, decidi deixar o desafio p/ alguém mais empenhado, rs.
e quantos "loguinhos do AOL" passeando pelas ruas, não!? aqui pela america latina, estes já não passeiam mais...rsrs
:)
Alguem percebeu que o Ronald se da mal quando bate numa logo dos Vigilantes do Peso?
\ Tsc, tsc, tsc... sorte nossa que a Carol vai se formar em produto. rs
Eu devia ter oferecido dinheiro...
pode pagar metade antes, metade depois se quiser! hahahahhaha
Pô, chantagem emocional não vale... :(
E estou querendo dar chance aos outros de terem seu nome imortalizado no melhor site do mundo. Olha que bondade a minha!
Porque em breve seremos milhões, e tal...
\ "NumA logo"?
Não seria "num logo"???
Postar um comentário