20.2.10

Filho da onde?

Uma decisão da Justiça do Rio de mandar recolher a Biografia do nosso presidente fez chamar atenção mais um olhar dos Designers Justiceiros.

A Alegação era que a capa do livro Lula do Brasil – A história real, do Nordeste ao Planalto do Professor Richard Bourne era muito parecida com a atual capa do livro que foi referência ao filme Lula, o Filho do Brasil de Denise Paraná.

Segundo o proprietario da editora Luiz Fernando Emediato. “Em nenhum momento pensei em prejudicar o filme. Estamos mais ajudando a divulgação do longa do que prejudicando. É uma disputa sem sentido que não vai trazer benefício para ninguém”.

Ontem fiz um teste com um amigo mostrando a capa do referido livro. Ele achou que se tratava do livro homônimo do filme. Aliás... curiosamente as 2 capas estavam dispostas uma ao lado da outra na livraria, o que ajudou mais ainda a gerar a confusão.

Eis as 2 capas
Livro de Denise Paraná

Livro de Richard Bourne

No Final das contas, tal decisão serviu na verdade como ótima divulgação de ambos os livros. Eu jamais pararia numa livraria para olha-los se não fosse por esse fato.

Agradeço a nossa vizinha da Casa 101 pela indicação!

Um comentário:

Guix disse...

Criemos desde já e doravante uma categoria nova para o Design: o clonign! (portmanteau para cloning + design)