23.4.09

O design e os lugares geométricos...


Era comum observar alguns anos atrás um fenômeno curioso que tomou conta do universo da identidade visual. Alguns chamavam de "Síndrome da Elipse", e assim, tomando a marca da Samsung como bandeira, milhares de identidades visuais surgiam ostentando, de alguma maneira, este lugar geométrico. Diziam alguns que esta forma "remetia à tecnologia" e modernidade. Nos dias de hoje podemos dizer que esta compulsão diminuiu de maneira significativa (eu disse diminuiu, não morreu), e assim, outras formas passaram a ganhar importância e fazer parte da "inspiração" de vários profissionais, designers, ou "fazedores de marca", sobrinhos... A esfera voltou com todo charme, e aqui no Brasil é comum encontrarmos referências feitas à marca de uma empresa de telefonia celular. Em meu trajeto para o trabalho sempre me deparo com a marca de um laboratório em seu muro. Tive a oportunidade de registrar e aí está o famoso menecma (o sósia). O interessante é perceber que até o aspecto de tridimensionalidade foi imitado.

3 comentários:

Guix disse...

Deve ser uma homenagem a trois ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

Ricardo Artur disse...

Engraçado como a marca da Claro parece uma versão redonda de botão de Iphone!!
Ou seriam os botões de Iphone uma versão quadrada da marca da Claro?
Qual será o segredo de Tostines?

ver

http://superfluousbanter.org/p/blog/iphone-summerboard-touchtheme.jpg

Anônimo disse...

Como diria o mestre Carlos Horcades: "Se inspirar pode, o que não pode é imitar os outros e dizer que é seu."
Isso aí é picaretagem...