27.4.09

Vive la resistance...

2005 foi um ano interessante. A França destacava em seu território o Ano do Brasil. inúmeros eventos, homenagens e verdadeiros louvores à cultura Brasileira foram testemunhados em solo francês. O festival de Annecy, maior festival de cinema de animação do mundo teve uma sessão dedicada a animação brasileira.

O nome do conjunto de eventos em homenagem ao Brasil foi chamado de Bresil Bresils e teve essa identidade visual, passando a idéia de diversidade na unidade usando as principais cores de nossa bandeira:

Agora em 2009, o Brasil retribui a gentileza com o ano da França no Brasil e ao visitar o site oficial e vendo a identidade visual criada para este momento gostaria de perguntar:


O conceito da identidade visual do ano da França no Brasil remete uma vingança à copa de 86, 98, 2006 ou todas juntas no mesmo pacote?

23.4.09

Designers criam campanha para banir Comic Sans

Realizando uma corajosa campanha, alguns designers criaram um site para banir a Comic Sans do universo tipográfico. A URL é http://bancomicsans.com/ . O excelente vídeo faz um histórico da criação da família tipográfica e mostra como ela se alastrou em nosso cotidiano, e discute de forma singular uma maneira de "domar" seu uso. O site é em inglês.

O design e os lugares geométricos...


Era comum observar alguns anos atrás um fenômeno curioso que tomou conta do universo da identidade visual. Alguns chamavam de "Síndrome da Elipse", e assim, tomando a marca da Samsung como bandeira, milhares de identidades visuais surgiam ostentando, de alguma maneira, este lugar geométrico. Diziam alguns que esta forma "remetia à tecnologia" e modernidade. Nos dias de hoje podemos dizer que esta compulsão diminuiu de maneira significativa (eu disse diminuiu, não morreu), e assim, outras formas passaram a ganhar importância e fazer parte da "inspiração" de vários profissionais, designers, ou "fazedores de marca", sobrinhos... A esfera voltou com todo charme, e aqui no Brasil é comum encontrarmos referências feitas à marca de uma empresa de telefonia celular. Em meu trajeto para o trabalho sempre me deparo com a marca de um laboratório em seu muro. Tive a oportunidade de registrar e aí está o famoso menecma (o sósia). O interessante é perceber que até o aspecto de tridimensionalidade foi imitado.

21.4.09

Versão 4.0 - Um novo começo

Após as "recentes críticas" e preocupados com a nossa credibilidade na blogosfera, é com muita alegria que anunciamos um novo layout para o blog dos designers justiceiros.

Esta é a quarta reestruturação de uma proposta que nasceu em 2003 (e que infelizmente teve os seus primeiros anos perdidos na história).

Esperamos que essa mudança de ares não pare por aqui. E que, como toda evolução, esta nova fase dos DJs venha cheia de novidades e desafios.

E é claro, continuamos contando com o apoio e a colaboração de nosso público que pode chegar a nós através do email designersjusticeiros@gmail.com

Um grande abraço para todos
Equipe Designers Justiceiros

18.4.09

Caso designersjusticeiros.blogspot.com


Depois de um certo tempo comentando os mais váriados assuntos relacionados com o design, creio que chegou o momento de fazermos uma crítica sobre o site designersjusticeiros.blogspot.com. Por qual motivo tem um layout tão simplório? Decerto muitos dirão que é algo que remete ao minimalismo, mas isso não passa de mera desculpa para a preguiça dos integrantes desta casa em produzir um novo layout, assim como pensar em novas maneiras de interagir com nosso fiel público. Lamentável.

7.4.09

Em épocas de sustentabilidade...


Acabo de receber um prospecto da LD Sites oferecendo serviços de panfletagem, cujas encomendas podem ser feitas por telefone. No panfleto eles avisam que a panfletagem está de acordo com o Decreto-Lei da prefeitura da Cidade Maravilhosa. Só não dizem qual... Eles ainda fazem:

1) Desenvolvimento de WebSites Profissionais
2) Logomarcas
3) Marketing Digital
4) Buscas Google
5) Atualização de Homepages

Panfletagem é reconhecidamente uma comunicação porca e estatisticamente nada sustentável. Ganhos de menos de 1%... Só mesmo com muuuuuuuuitas tiragens se consegue algumas coisa... Alguma coisa além de sujar as vias públicas ou entupir sua caixa de correio e o chão do seu escritório. Pesquisando, encontrei um parecer interessante sobre a questão:
Art. 109 da Lei Municipal n. 3.273/01. Poder de policia delegado à COMLURB, sociedade de economia mista que compõe a administração indireta do Municipio do Rio de Janeiro, pelo Decreto Municipal n. 21.305, de 19/04/02, que regulamentou a Lei Municipal n. 3.273/01.
Ou seja, segundo as Leises, distribuir panfletos ou prospectos ou qualquer tipo de propaganda em logradouros constitui infração punida com a multa inicial de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais). Barato, não? É só colocar isso no orçamento e sair cagando a cidade inteira!

Ah, só não esqueça de incluir no panfleto: "distribuição interna". Afinal, não é a mais pura verdade?

2.4.09

"Fast food"


E no portal G1 foi publicada uma reportagem falando de uma casa de striptease na Suécia que utiliza o famoso "M" símbolo da rede de fast food que todos conhecemos. A rede de lanchonetes pretende processar o "empreendimento", mesmo o dono afirmando que não vende hambúrgueres. Veja a reportagem.