5.11.09

Dia nacional do Design (e também Dia nacional da ciência e da cultura e Dia nacional do Cinema Brasileiro). E quanto ao dia do palhaço?

\ Hoje é dia nacional do Design! Vivas! Parabéns a todos os designers!

Nada mais justo do que comemorar a data com os gatos-pingados que lêem os boletins ocasionais desta página. Instituida há onze anos em um país que até hoje não sabe o que é Design, a data ainda causa confusão na cabeça dos próprios designers. Afinal, é dia do Design ou dia do designer (como temos o dia do médico, e não da medicina)? É dia do Design ou dia da Cultura? E dia 11 de novembro, é o que, afinal? E quando é o dia nacional do palhaço?

Achei um texto no google de anos passados que parece sanar um pouco a confusão. Esse texto encontra-se replicado em vários sítios, mas não consegui descobrir a autoria. Aquele que souber, por gentileza entre em contato que darei os devidos créditos de justiça.

No dia 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design, que começou a vigorar a partir da data de sua publicação no Diário Oficial, o dia 20 de outubro do mesmo ano.

Esta data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927.

Sendo um dos designers mais importantes de sua época, Aloísio desenvolveu projetos conhecidos nacional e internacionalmente, como a identidade visual da Petrobras (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro. Participou do grupo de vanguarda "O Gráfico Amador" em Recife, na década de 60. Na mesma época, ganhou os principais concursos brasileiros de desenho de símbolos. Em 1962, participou da criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e, em 1980, assumiu a Secretaria de Cultura do MEC.

Alóisio Magalhães sempre defendeu conceitos como a "brasilidade" do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira e foi sem dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro. Entre seus trabalhos, o design das notas do cruzeiro novo é um dos mais conhecidos. Aloísio acabou com o conceito de "pé" e "cabeça" do dinheiro, criando uma moeda individualizada e reconhecida como inovadora mundialmente e influenciando todo modo de produção monetário no Brasil desde então.

O design brasileiro e a indústria nacional têm muito a agradecer ao empenho de Aloísio Magalhães, pois foi por esforço dele que hoje podemos identificar um avanço no entendimento do significado do design pelo empresariado. Este entendimento vem se reafirmando pelos resultados vivos obtidos pela indústria nacional através da efetiva inserção do design nos processos produtivos como ferramenta fundamental no desenvolvimento de seus produtos e, pela sensível percepção dos resultados traduzidos na rentabilidade da produção, na racionalização de processos, na melhor adequadação de materiais e na preocupação com o impacto dos produtos no meio ambiente.

A mistura de todos estes fatores remete a uma produção caracterizada pelos diferenciais necessários para o aprimoramento do padrão de qualidade do produto nacional e para o bom desempenho na sua comercialização nos mercados interno e externo. A busca pela "brasilidade" nos produtos como identidade começou com a visão futurista do designer Aloísio Magalhães e vem se reafirmando a cada dia através do esforço dos profissionais de design e do bom entendimento da indústria.

Confira, abaixo, o decreto que instituiu o Dia Nacional do Design:

DECRETO DE 19 DE OUTUBRO DE 1998 Institui o "Dia Nacional do Design", e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso II, da Constituição, DECRETA:

Art 1º Fica instituído o "Dia Nacional do Design ", que será comemorado no dia cinco de novembro de cada ano.

Art 2º Caberá ao Comitê Executivo do Programa Brasileiro do Design – PBD a coordenação das atividades relacionadas à comemoração do "Dia Nacional do Design".

Art 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 19 de outubro de 1998; 177º da Independência e 110º da República.
\ Parabéns então aos designers brasileiros (não sei se dá para parabenizar o Design nacional). E também aos cineastas brasileiros e aos bravos defensores das ciências e da cultura, tão aviltadas nesse país. Sim, parabéns a todos, já que nosso querido ex-presidente, tão letrado e instruído, não conseguiu pensar em nenhuma outra data que estivesse vaga e tivesse relevância para a comemoração. Mas tudo bem, é uma bela homenagem a um importante representante da área
no país.

E parabéns para mim mesmo, na qualidade de Designer, cineasta/cinéfilo, culto e ciente de que sempre termino minhas postagens com uma bobagem feito esta.

10 comentários:

Ricardo Artur disse...

Parabéns aos designers brasileiros, aos nossos leitores e aos companheiros DJ's!

E parabéns também ao Dinnaps que desde que virou editor vem se esforçando cada vez mais na tentativa de criar os posts mais longos desse blog! Como se não bastasse, anda, inclusive, dobrando suas respostas nos comentários.[rs!]

Dinnaps disse...

\ Faço aqui o jabá da minha revista? Então tá! Compre "Interstícios", revista sobre arte sequencial. À venda no website da editora Pão e Rosas.

Por sinal, quero desfazer a calúnia do R-A. Eu não ando dobrando as respostas nos comentários! Isso é pura difamação!

Dinnaps disse...

\ Faço aqui o jabá da minha revista? Então tá! Compre "Interstícios", revista sobre arte sequencial. À venda no website da editora Pão e Rosas.

Por sinal, quero desfazer a calúnia do R-A. Eu não ando dobrando as respostas nos comentários! Isso é pura difamação! (x2)

Dinnaps disse...

\ Que vergonha! EM PLENO DIA NACIONAL DO DESIGN, eis que a casa dos Designers mais combativos do território nacional perde o seu layout (!?!!).

Tudo bem que ele não era lá grandes coisas (o que era aquele funil, minha gente? O Design brasileiro entrando pelo cano?), mas isso aqui agora escancarou a esculhembação. Em casa de designer fura-olho, o espeto também é de pau?

Ricardo Artur disse...

Ia me perguntar a mesma coisa: cadê o nosso layout? Entrou pelo cano?
Isso seria um sequestro com chantagem para desenvolver um novo template?

Por sinal, a revista está muito boa (embora o preço seja um pouco salgado). Não consegui ler inteira pois emprestei para o Jon, um aluno de mestrado estrangeiro que faz pesquisa sobre hq no Brasil.

Quanto aos posts, é inegável que os posts do senhor andaram alongando-se recentemente. Achei que a piada do "enlarge your manhood" não seria levada para um sentido metafórico. ;)

Guix disse...

Metafórico? Laçarei eu mesmo a Revista Intertículos pela Pão e Circo muito em breve.

PARABÉNS AOS DESIGNERS POR TODOS OS DIAS.
AMÉM.

Dinnaps disse...

\ Lançarei em breve a revista Intestículos, pela editora Pão-duro! Assinarei com a alcunha de Long Dong Joe, em homenagem aos meus avantajados dotes articulísticos.

Essa nem nosso amigo fura-olho vai poder reclamar. Ao invés de salgada, será doce e com um leve amarguinho.

Ricardo Artur disse...

kkkkkkk.

Espero que o primeiro número traga uma entrevista com Silvia Saint!!

Dinnaps disse...

\ Menos mal! Tinha medo que você sugerisse o Alexandre Frota...

Sugestão anotada!

Ricardo Artur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.