Certo dia um aluno levou para a aula uma foto que ele fez em um "pit dog" (espécie de quiosque / lanchonete que vende lanches em geral) na cidade de Rio Verde, interior de Goiás. As embalagens de batata frita e o ambiente em geral ostentavam uma marca com traços que não me eram estranhos. Logo me lembrei da antiga marca da rede de lanchonetes BOB'S, que possui elementos muito semelhantes. Podemos dizer que é mais um caso em que o proprietário do estabelcimento busca se apropriar de conceitos relacionados à marca original? Cópia de marcas: Desinformação ou possessão demoníaca?
23.6.08
As marcas de lanchonetes e o fim do sundae de marshmallow.
Certo dia um aluno levou para a aula uma foto que ele fez em um "pit dog" (espécie de quiosque / lanchonete que vende lanches em geral) na cidade de Rio Verde, interior de Goiás. As embalagens de batata frita e o ambiente em geral ostentavam uma marca com traços que não me eram estranhos. Logo me lembrei da antiga marca da rede de lanchonetes BOB'S, que possui elementos muito semelhantes. Podemos dizer que é mais um caso em que o proprietário do estabelcimento busca se apropriar de conceitos relacionados à marca original? Cópia de marcas: Desinformação ou possessão demoníaca?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Já que levantou a pergunta, você pode explicar que linha tênue (se é que existe) é essa que separa desinformação de possessão demoníaca?
Pode ser histeria coletiva provocada pelo fim do sundae de marshalmacluhan?
Culpa do Capiroto!
Possessão... sem dúvida!!
acho que isso possa estar ligado, mais ao consciente popular, como estratégia de mercado empírica do proprietário, de fazer uma piada ou simples referência a uma marca famosa, do que à apropriação de conceitos em si... o fato é que no universo popular a estratégia funciona e é muito utilizada. tvz seja um reconhecimento vivo dos casos de sucesso das grandes marcas.
Postar um comentário