11.2.08

Enquanto isso....


a revista Quatro Rodas fala sobre o problema do rebatimento do banco, detectado pela revista em agosto de 2006.
"Em agosto de 2006, o texto da repórter Maria Paola de Salvo publicado na seção "Autodefesa" de QUATRO RODAS já alertava para o problema e relatava o caso do técnico em química Gustavo Funada, que teve um dedo da mão direita decepado quando tentava rebater o banco pelo porta-malas. Situação parecida ocorreu com Antônio Edison de Sousa, de Goiânia, que ficou com três dedos amassados e teve que passar por cirurgia para reconstituir a mão. À época, a VW afirmou desconhecer o problema.
No comunicado de hoje, a VW insiste que não há qualquer defeito no sistema. Para utilizá-lo com segurança, basta seguir as instruções contidas no manual do proprietário. Caso o consumidor escolha instalar a peça adicional no banco ou tenha dúvidas sobre o funcionamento do sistema, a VW informa que o serviço poderá ser realizado a partir da próxima semana na rede autorizada da marca."

10.2.08

Cartas à redação

O nosso caro leitor Luiz Favilla veio chamar a atenção para a nova identidade visual de uma metonímica empresa de máquina de impressão e fotocópias. Eis aí:

Para o nosso leitor, a utilização esférica do símbolo na identidade visual acaba lembrando a antiga marca de uma famosa empresa de telefonia Carioca:


Continuando sua opinião, ele espera que a empresa com a marca nova não acabe tendo o mesmo final dá antiga empresa.

Eu digo o seguinte: Se existe algum leitor deste blog supertiscioso, perceberia que este tipo de trabalho não costuma trazer sorte aos produtos que representam, vide a atual batalha dos games onde o console que está perdendo feio é justamente o que tem a esfera sendo cruzada:


E olha que o nome também começa com X...

E você também pode contribuir com os Designers Justiceiros. É só mandar um email com imagem e a sua opinião para designersjusticeiros@gmail.com
Não se esqueça de dizer seu nome, de onde é e se é designer, estudante ou alguém que gosta da profissão.

8.2.08

Mutilados pelo Design

Clipando: "A Volkswagen do Brasil anunciou na tarde desta sexta-feira (8) a instalação gratuita de uma peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox aos usuários que tenham dúvida no manuseio do sistema, a partir da próxima semana. A medida foi tomada após o registro de uma série de acidentes acontecidos com oito usuários do veículo, que tiveram dedos mutilados por uma argola usada no rebatimento do banco traseiro..."



Segundo a matéria ainda: "Acidentes ocorrem quando a pessoa, instintivamente, coloca o dedo na argola de metal. Destravado, o mecanismo puxa a argola com força, o que pode decepar a ponta do dedo."

Perder a ponta do erro, para uma montadora como a Volks brasileira, é apenas um dedo. No Fox europeu, ao invés de uma argola, há uma alavanca, tornando o ferimento impossível. A Volks informa em muxoxo corporativista que o manual de operações informa com odevidamente operar o instrumento. Para mim fica a sensação de um erro de projeto que poderia ter sido evitado justamente em observância ao usuário. Não é que o sistema seja incoerente em seu mecanismo, mas as pessoas instintivamente, como observado, buscam apoio na argola, e não na alça.